Coaching Ontológico  142 horas

A Formação em Coaching Ontológico do Appana convida à expansão do olhar e à exploração de como pensamos, sentimos e vivemos tendo como norte o desenvolvimento de bases sólidas para pessoas motivadas a atuarem como coaches profissionais e pessoas entusiasmadas com sua autoconstrução.

Formação de referência no Brasil

A formação do Appana não oferece respostas ou passo a passo pronto para ser aplicado, mas traz suas perguntas de volta. É a abertura ao questionamento, ao pensamento autônomo e à escuta ativa do outro que transformam o lugar onde o curso acontece em um território fértil de aprendizagem e transformação. Um território que desperta a criatividade, acolhe as emoções e promove interações profundas entre indivíduos e grupos.

Mais do que um curso, uma experiência. A Formação em Coaching Ontológico é uma jornada de 7 meses em que exploramos os territórios da Filosofia, da Ontologia da Linguagem e da Biologia-Cultural, a tríade de nossas bases teóricas. Apoiados em terrenos sólidos, podemos nos mover e vivenciar o potencial transformador que reside na linguagem, em nós mesmos e nas nossas relações.

Experienciar a transformação ao longo da vivência da cultura do coaching é fundamental tanto para se tornar capaz de enxergar o próprio potencial transformador quanto para se tornar um profissional de excelência nessa área de atuação. É essa experiência única e irrepetível de transformação que oferecemos a cada uma das turmas de nossa formação em Coaching Ontológico.

Acreditamos que o primeiro passo para gerar a transformação que desejamos no mundo é começar pela transformação de si. Nesta formação, oferecemos fundamentação teórica, práticas vivenciais, supervisões, monitoria e acolhimento: todos os recursos necessários para que você possa criar suas próprias rotas e trilhar seu caminho de autoconhecimento.

O que é Coaching Ontológico?

Chamamos de coaching um processo de aprendizagem que suporte e auxilie pessoas, grupos e organizações na definição e no alcance de um objetivo específico, como uma tomada de decisão, mudança comportamental, meta profissional ou qualquer intuito que se queira transformar em si ou para si.

Algumas linhas de coaching identificam em seus clientes habilidades e ferramentas a desenvolver com um olhar para fora, para o mercado onde se atua ou se deseja atuar. O Coaching Ontológico tem como proposta o olhar para dentro, a reflexão e a exploração de si e, a partir desse olhar, agir no mundo, questionando os contornos limitantes e os rótulos que nos são impostos ou que adotamos para estar no mundo.Os principais teóricos que embasam a linha do Coaching Ontológico são Fernando Flores, que cunhou o termo nos anos 1980, Humberto Maturana, Francisco Varela e Rafael Echeverría.

O tripé do Coaching Ontológico é formado pela Consciência, Responsabilidade e Aprendizagem. Três pilares que reconstroem a forma de enxergar as diversas situações da vida: ao ampliar a consciência de si, ao redirecionar para si a responsabilidade sobre o agir e ao gerar aprendizado, que é a capacidade de fazer diferente.

Objetivos da Formação em Coaching Ontológico

CAPACITAR

Desenvolver a cultura e a disciplina do Coaching Ontológico, capacitando profissionais para atuar de maneira ética, rigorosa e inovadora.

AUTOCONHECIMENTO

Fornecer recursos para o autodesenvolvimento e autoconhecimento, gerando um espaço de aprendizado que poderá ser transferido para diversos contextos da vida pessoal e profissional.

ESCUTA ATIVA

Gerar a prática da escuta ativa, a habilidade de elaborar perguntas eficientes, de integrar a emocionalidade no processo, de criar metas congruentes e planos de ação, de responsabilizar-se e comprometer-se com os resultados projetados.

APRENDIZAGEM PRÁTICA

Explorar territórios  de aprendizagem que possibilitem a geração de conhecimento e ampliem a visão de mundo dos participantes, capacitando-os para um fazer refletido em sua vida e carreira.

COMUNICAÇÃO

Apresentar de forma clara e compreensível as bases filosóficas que amparam as ferramentas conversacionais do Coaching Ontológico.

COORDENAR AÇÕES

Demonstrar o papel fundamental do diálogo na coordenação de ações, assim como as ferramentas associadas à filosofia e à ontologia da linguagem.

Como funciona?

OS CAMINHOS QUE VAMOS PERCORRER NA FORMAÇÃO EM COACHING ONTOLÓGICO

Planejada para ocorrer em 14 dias de encontro, normalmente divididos em dois dias por mês.

São 112 horas de aulas presenciais e 30 horas de atendimentos supervisionados com clientes reais pro bono, atividades individuais, conteúdos complementares on-line e grupo de estudos, totalizando 142 horas de teoria, práticas e reflexões.

Para que você possa desfrutar deste itinerário ao máximo, temos o compromisso de fornecer bases sólidas de conhecimento, desenvolver a envergadura do pensamento com qualidade, profundidade e respeito mútuo. É com esses recursos que investiremos por novos territórios de aprendizado tendo o seu autodesenvolvimento como horizonte.

Orientações para uma prática de excelência como coach

O conhecimento teórico que embasa nosso trabalho são os sólidos e áridos terrenos das disciplinas filosóficas da Ética, da Linguagem, Biologia-Cultural e Complexidade. É a aproximação com a teoria que nos permite ganhar autonomia para trilharmos nosso próprio caminho.

Privilegiamos a experiência por considerá-la a base do aprendizado. O processo de aprendizagem das teorias e da metodologia proposta na Formação em Coaching Ontológico do Appana vai da compreensão à incorporação de conceitos por meio de vivências que conduzem a novos pontos de observação. Neste território, você não vai apenas se formar coach profissional, mas vai se tornar coach.

O tornar-se coach é a cultura a ser (re)conhecida neste território. Primeiro o contato e, em seguida, o cultivo dessa cultura em cada pessoa requer tempo, comunicação, dedicação, movimento, abertura ao novo e olhos e ouvidos atentos.

Como recursos adicionais para enriquecer esta jornada e reforçar a excelência com um dos valores de nossa formação, oferecemos monitoria, supervisão e grupo de estudos permanentes.

Turma em Andamento - 2019

Turma 37 – São Paulo
Sábados e Domingos – das 9h30 às 18h

07 e 08 de Setembro de 2019
21 e 22 de Setembro de 2019
02 e 03 de Novembro de 2019
14 e 15 de Dezembro de 2019
15 e 16 de Fevereiro de 2020
14 e 15 de Março de 2020
25 e 26 de Abril de 2020

Sede do Appana – Território de Aprendizagem
Rua Simpatia, 348 – Vila Madalena – São Paulo (SP)

Próxima Turma - 2020

Turma 38 – São Paulo
Sábados e Domingos – das 9h30 às 18h

07 e 08 de Março de 2020
04 e 05 de Abril de 2020
16 e 17 de Maio de 2020
06 e 07 de Junho de 2020
04 e 05 de Julho de 2020
01 e 02 de Agosto de 2020
12 e 13 de Setembro de 2020

Sede do Appana – Território de Aprendizagem
Rua Simpatia, 348 – Vila Madalena – São Paulo (SP)

Káritas Ribas

Idealizadora e fundadora do Appana Território de Aprendizagem. Consultora em educação executiva, pesquisadora em pensamento complexo, mestre em biologia-cultural e bacharel em filosofia, especialista em processos grupais, coach com formação ontológica, Professional Certified Coach (PCC) pelo ICF – International Coaching Federation.

Nas expedições de conhecimento que promove pelo e com o seu território de aprendizagem, leva na bagagem mais de 20 anos de experiência na Formação de Lideranças Transformadoras, Facilitação de grupos de diálogo, Pesquisa em complexidade, ética e metodologias inovadoras para trabalho com grupos. Sua formação filosófica ligada ao seu olhar pragmático busca cuidar e atender continuamente a questões reais entendidas na sua singularidade e complexidade, sem soluções pré-fabricadas ou embasamento superficial.

site desenvolvido por Good Pixel | Textos Incipit Hub