Grupoiesis  130 horas

Maestria no trabalho com grupos.

Como desenvolver habilidades para a excelência no trabalho com grupos?

O trabalho com grupos é um dos maiores desafios da atualidade, tempo em que vivemos uma crise de representatividade, tanto nas sociedades quantos nos pequenos grupos.

É nesta teia de vontades múltiplas, que muitas vezes divergem entre si, que a coordenação de grupos pode atuar na facilitação dos processos grupais, auxiliando o grupo a reconhecer e atuar conjuntamente nas obstruções e nas potências que emergem das dinâmicas grupais.

Nesse sentido, o trabalho de leituras e intervenções realizado pelos coordenadores/facilitadores de grupos só é possível pela presença atenta de sentidos treinados a captar os tempos e movimentos grupais.

Com base em conceitos da psicologia social, da complexidade e do pensamento sistêmico, a formação Grupoiesis atua neste território de aprendizagem, em que a experiência do grupo gera aprendizados, que passam então pelo crivo teórico a partir das dinâmicas que o grupo estabelece encontro a encontro.

O que é Grupoiesis (Formação de Facilitadores de grupos)?

Com nome inspirado no conceito de autopoiesis, cunhado por Humberto Maturna e Francisco Varella, a formação Grupoiesis revisita a proposta da “criação de si mesmo” a partir do olhar do campo grupal, ou seja, lendo de que forma “o grupo cria a si mesmo”.

Grupoiesis é “um laboratório da complexidade do entre” no território Appana. Entendendo o grupo como organismo vivo que se forma a partir da convivência de indivíduos, a formação convida os participantes a serem (ao mesmo tempo) cientistas e cobaias de atividades em grupo. Considerando que o processo de aprendizagem de adultos só é possível a partir da experiência, os participantes vivenciam um processo profundo de leitura do “entre”, isto é, do que está no intervalo entre as pessoas, do que acontece entre elas, entre si mesmo e cada indivíduo do grupo, entre si mesmo e o grupo como um todo. Implicados nessa criação conjunta, os participantes experienciam o grupo como organismo vivo e aprendem a lidar com o que acontece.

Com uma metodologia autoral e prática de leitura e coordenação de grupos, Grupoiesis forma facilitadores de grupos com foco na gestão da complexidade dos sistemas humanos. Nesse sentido, esta formação é destinada a todos os espaços de trabalho com pessoas, coletivos e em rede, como empresas, escolas, organizações, instituições religiosas, governos etc.

Objetivos

Para que usar a formação Grupoiesis?

Queremos que você consiga ler, analisar e intervir nos tempos e movimentos grupais, promovendo desenvolvimento de indivíduos e grupos produtivos.

  • Lide com a complexidade dos sistemas humanos, aprendendo a ler, compreender e intervir em grupos.
  • Comunique-se com grupos de forma global, lidando melhor com conflitos em grupos e respeitando as singularidades.
  • Reconheça seus pontos cegos na coordenação de grupos, ouvindo outras leituras possíveis que possam agregar conteúdo a sua leitura individual da dinâmica grupal.
  • Aprenda a coordenar, intervir e participar de grupos, ampliando a percepção de como você afeta e como é afetado/a pelo grupo.

Como funciona?

Com carga horária total de 130h compostas de MÓDULO INTRODUTÓRIO + AVANÇADO + SUPERVISÃO, a Formação de Facilitadores de Grupos (Grupoiesis) acontece da seguinte forma:

 

  • 7 encontros de 2 dias (14 dias), uma vez por mês, aos sábados e domingos das 9h30 às 18h
  • 28h de supervisão
  • 18h de atividades extra-classe

Turma em Andamento

Turma 35 – São Paulo
Sábados e Domingos – das 9h30 às 18h

01 e 02 de Junho de 2019
06 e 07 de Julho de 2019
10 e 11 de Agosto de 2019
14 e 15 de Setembro de 2019
12 e 13 de Outubro de 2019
09 e 10 de Novembro de 2019
07 e 08 de Dezembro de 2019

Sede do Appana – Território de Aprendizagem
Rua Simpatia, 348 – Vila Madalena – São Paulo (SP)

Próxima Turma - 2020

Turma 39 – São Paulo
Sábados e Domingos – das 9h30 às 18h

23 e 24 de Maio de 2020
20 e 21 de Junho de 2020
18 e 19 de Julho de 2020
29 e 30 de Agosto de 2020
19 e 20 de Setembro de 2020
17 e 18 de Outubro de 2020
14 e 15 de Novembro de 2020

Sede do Appana – Território de Aprendizagem
Rua Simpatia, 348 – Vila Madalena – São Paulo (SP)

“Muitas vezes o facilitador está mais centrado no conteúdo do que no funcionamento do grupo. O Grupoiesis traz algo fundamental para quem trabalha com grupos que é começar a enxergar o grupo no seu protagonismo, seja qual for o tema e o conteúdo que se esteja trabalhando. O Grupoiesis traz as diferentes camadas do indivíduo em grupo, seja como membro ou facilitador. Com esse curso, o facilitador passa a entender as intervenções que opta por fazer com base na leitura que faz do grupo, em seu nível de presença e na relação que estabelece com esse protagonismo do grupo. É um curso que tira o foco da definição da atividade e coloca o foco na necessidade do grupo no momento que está. Assim, o facilitador passa a fazer a gestão do grupo e das atividade de forma diferente, pois ganha consciência da sua responsabilidade no processo de facilitação. No âmbito das organizações, esse trabalho tem um impacto positivo enorme nos resultados alcançados pelo grupo. E essa forma de facilitar tem um grande valor não só nas dinâmicas dos grupos de empresas, mas em todas as relações que estabelecemos com os grupos com os quais interagimos, tanto como facilitador quanto como membro. No Grupoiesis, a gente aguça essa sensibilidade pros grupos e isso não se perde mais, não tem mais volta.” 

Fernanda Tavares

“Ter feito o Grupoiesis foi um grande presente que eu dei a mim mesmo. Fazia tempo que eu não passava por uma experiência tão significativa, seja pela auto-observação que rolou enquanto eu participava do processo, seja pela prática de leitura do grupo onde eu me inseria. Eu sou apaixonado pelo trabalho de cocriação nos mais diversos formatos, tenho muitos anos de experiência em sala de aula, gestão de pessoas e facilitação de grupos mas nunca tinha feito nada parecido com esse trabalho realizado pelo Appana, liderado de maneira tão competente e amorosa pela Káritas e pelo Paulo. É uma jornada desafiadora, que me ofereceu oportunidades de lidar com camadas sutis e importantes das relações que muitas vezes ficavam veladas, ora porque não tomava consciência delas, ora porque simplesmente preferia não lidar com elas por não saber muito bem como endereçá-las no momento. O curso fortaleceu minha confiança e me preparou para lidar com questões emergentes na coordenação de grupos, sem ser prescritivo nem dogmático. Por meio de um embasamento teórico que foi sendo costurado de acordo com a emergência das questões no grupo, pude abrir um portal de acesso a autores e linhas de pensamento que vêm dando mais sustentação à minha prática não só como líder e facilitador mas também e, principalmente, me fazendo enxergar as relações humanas sob novas perspectivas.”

Reinaldo Campos

Echos Innovation Lab

“Entender como lidar com comportamento humano, para mim, é um grande e prazeroso desafio e, ao assumir um cargo de gestão de equipe, senti a necessidade de desenvolver habilidades relacionadas a lidar com o comportamento do indivíduo em grupos, pois as pessoas tendem a se comportar de forma distinta quando estão em diferentes tipos e fases de grupos.

O curso Grupoiesis é uma verdadeira imersão em cenários reais aonde ferramentas teóricas servem como base mas não são e nem devem ser “receitas de bolo”. Atualmente me sinto muito mais confiante a habilitado a facilitar a equipe que lidero.”  

Fabio Tiago

“Trabalho com Coaching desde 2007 e depois de um tempo trabalhando com pessoas, surgiu o trabalho com grupos e em empresas. Sempre foi um desafio entender o grupo e olhar para o que estava além do grupo. Me perguntava “por que a gente aplica a mesma coisa em grupos diferentes em não dá certo?”, “por que dá certo em um e errado no outro?”, “como funcionam os grupos de empresa?”, e também me questionava sobre os papéis das pessoas no grupo. Os encontros estão sendo fantásticos. A Káritas e o Paulinho são excelentes facilitadores, sempre pontuais em suas colocações. Já estou aplicando os conhecimentos em meu trabalho percebo a diferença na minha postura e olhar para o grupo.” 

Alexandre Carmona

Eu me preocupo bastante com a qualidade do meu trabalho e com o cuidado com as pessoas que estou facilitando, eu estava em busca de algo que me apoiasse. Estou muito mais segura na facilitação, entendi que em primeiro lugar está a necessidade do grupo, servir ao grupo é o principal objetivo da facilitação, mas, para isso, é preciso estar presente e atento ao que acontece e a como está o grupo naquele momento. Existem coisas que acontecem no “campo sutil” que só a intuição e presença plena podem captar. É necessário muito autoconhecimento para o aprofundamento nos níveis de percepção e esta é uma busca contínua. O curso me ajuda nesta caminhada. O grupo se torna rato e cientista no processo, isso acelera o aprendizado e traz percepções e insights que talvez levariam anos para surgir. O detalhe é que precisamos estar abertos para a experiência, pois se trata de um processo contínuo de observação das nossas sombras.” 

Daniele Junqueira

Káritas Ribas

Idealizadora e fundadora do Appana Território de Aprendizagem. Consultora em educação executiva, pesquisadora em pensamento complexo, mestre em biologia-cultural e bacharel em filosofia, especialista em processos grupais, coach com formação ontológica, Professional Certified Coach (PCC) pelo ICF – International Coaching Federation.

Nas expedições de conhecimento que promove pelo e com o seu território de aprendizagem, leva na bagagem mais de 20 anos de experiência na Formação de Lideranças Transformadoras, Facilitação de grupos de diálogo, Pesquisa em Complexidade, Ética e Metodologias inovadoras para trabalho com grupos. Sua formação filosófica ligada ao seu olhar pragmático busca cuidar e atender continuamente a questões reais entendidas na sua singularidade e complexidade, sem soluções pré-fabricadas ou embasamento superficial.

Paulo Corniani

Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP), com pós-graduação em Dinâmica dos Grupos. Coach com formação ontológica, reúne vasta experiência em projetos de coaching em organizações.

É consultor sênior no trabalho com grupos, com mais de 10 anos de atuação na área educacional, trabalhando com parcerias entre as esferas pública e privada.

site desenvolvido por Good Pixel | Textos Incipit Hub