No dia 23 de março, foram apresentadas as 196 empresas consideradas Melhores para o Brasil em 2022 no evento da Humanizadas, que contou com diversas palestras e mesas de discussão sobre temas e práticas conectadas à nova economia. Káritas Ribas, nossa sócia-fundadora, participou da mesa de encerramento do evento sobre Lideranças – O papel das organizações para o futuro do país, ao lado de Renato Franklin, Pedro Chimurela e Mafoane Odara. Em sua fala, destacou a importância de cuidar das pessoas da organização e da responsabilidade da empresa de se comprometer com pautas ligadas às pessoas na mesma proporção que se ocupa dos números. Também ressaltou a aprendizagem como caminho para humanização das relações e do trabalho.
Na premiação, o Appana Território de Aprendizagem foi reconhecido como a única empresa com rating AAA, o mais elevado da pesquisa Humanizadas publicada na HSM Management deste mês. Nas projeções da pesquisa, o rating B é a média do mercado brasileiro, considerado em jornada evolutiva. Apenas empresas com rating AAA, AA, A, BBB são consideradas as melhores para o Brasil. O que isso significa? Que somos reconhecidos como a empresa mais humanizada do Brasil!
Conheça as dimensões da humanização
“O que costumamos colocar em oposição à humanização é a automatização: um fazer repetitivo, que carece de sentido e poderia ser substituído por uma máquina, um robô.” No artigo de 2019 “Por que se fala tanto de humanização?”, abordamos o uso do termo humanização e questionamos a coerência da linguagem na construção de um trabalho humanizado.
Hoje seguimos reforçando a linguagem como uma das dimensões da humanização, pois é através dela que refletimos, planejamos, nos relacionamos e comunicamos, trabalhamos, enfim, criamos mundos possíveis.
A linguagem embasa as dimensões avaliadas no Conscious Business Assessment (CBA), a ferramenta de análise da pesquisa Humanizadas 2021. A partir de pesquisa estruturada com stakeholders (parceiros, colaboradores, lideranças, clientes…), o assessment examina o estágio de maturidade e qualidade das empresas em 3 dimensões:
- Reputação da Marca
- Princípios de Gestão
- Cultura Organizacional
e 5 princípios correlacionados:
- Propósito
- Estratégia de valor compartilhado
- Cultura consciente
- Capacidade de aprendizado e mudança
- Liderança consciente
“Se as empresas trabalharem esses princípios com todos os stakeholders, elas consequentemente melhorarão a sua reputação de marca e a sua performance ESG, serão mais éticas e transparentes, trabalharão o bem-estar nas várias relações e serão mais diversas e inclusivas. Aumentando, também, sua capacidade de inovação”, analisa Pedro Paro, da Humanizadas, em entrevista à HSM Management.
[leia o resultado completo da pesquisa no artigo da HSM Management]
Estamos muito felizes com esse prêmio, que representa o que viemos construindo até aqui. Queremos seguir inovando em práticas para a nova economia, formando os líderes de que o mundo precisa e pessoas engajadas em sustentar o ciclo virtuoso da humanização das relações e do trabalho.